top of page

A Importância de Dizer "Obrigado"

Updated: Dec 4, 2022



Mesmo que pareça insignificante, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a diz.


5 motivos para dizer Obrigado:


  1. Ativamos o sistema de recompensa do cérebro através da libertação do neurotransmissor chamado dopamina, aumentando a sensação de prazer;

  2. Redução de ansiedade, medos, angústias e sentimento de raiva;

  3. Estimula a tranquilidade e o afeto;

  4. Busca o equilíbrio necessário para superar os obstáculos que a vida naturalmente nos impõe;

  5. As pesquisas mostram que as pessoas que praticam diariamente a gratidão são mais otimistas, satisfeitas com a vida, tem mais vitalidade.


Quais os benefícios?

Para além de fazer parte das regras da boa educação, dizer obrigado é um ato que pode trazer benefícios para a saúde física e mental. Ou seja, quando estamos mais equilibrados e em sintonia com a natureza, por exemplo, somos mais agradecidos, reparamos mais nas pequenas coisas que a vida nos oferece.

“Na verdade vemos povos que vivem com muito menos do que nós e vivem mais satisfeitos pois não perderam a sua ligação primordial à terra”. É um hábito que se pode formar através de técnicas que passam pela psicoterapia e meditação. “Quando nos apercebemos que afinal temos muito, há mudança, e para isso há também técnicas”, “Pode significar que a pessoa está bem com ela própria e por isso manifesta o desejo de o transmitir ao outro”. Também reflete o quanto a pessoa se importa ou tem em conta a presença do outro na sociedade. “Somos seres sociais e precisamos uns dos outros”.


É possível trabalhar a cognição de modo a alterar os comportamentos e sentimentos associados a uma determinada situação social. Segundo ela, a psicoterapia possibilita um caminho para o bem-estar com foco na positividade e esperança e automaticamente as mudanças surgem.

“É de extrema importância ‘perder tempo’ a olhar para si, para o que se tem e para o que se pode vir a ter, sem olhar somente para a realidade externa, para os outros”.


Será que os jovens sabem agradecer?

“Os jovens sabem agradecer mas esquecem-se”. De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, dizer obrigado aumenta a felicidade, melhora os relacionamentos e até reduz a pressão arterial e fortalece o coração. Dizer obrigada de uma forma em que efetivamente há o sentimento de agradecimento e não apenas um mero formalismo, é um sinal de amor por parte do agradecido e não há dúvida que é um sentimento que faz bem.


obrigado deve estar associado a uma atitude positiva, não adianta dizê-lo somente por dizer, por ser socialmente correto, ou porque os estudos comprovam os seus benefícios.

“Os jovens sabem agradecer, mas esquecem-se. Estão cada vez mais fechados neles próprios. Focam-se nos jogos, nos ecrãs, em pequenas máquinas e perdem o contacto com a realidade e com as pessoas que os rodeiam”, rematando que se não socializam tanto também não podem pôr em prática atos solidários como a gratidão.

Para a psicóloga, é preciso deixar de olhar para o chão e começar a olhar para quem temos ao nosso redor, agradecendo e valorizando a existência de quem contribui todos os dias para a nossa felicidade.

“Não creio que haja dificuldade dos mais jovens em ter acesso aos sentimentos de gratidão, as gerações de hoje estão muito mais permeáveis a deixar sentir o que lhes vai na alma. Podemos é estar perante uma dificuldade em termos de meios relacionais para que isso aconteça".


Qual a perceção? Quanto à percepção de que “obrigado” é um termo cada vez mais em desuso, sobretudo entre os mais jovens, talvez os jovens digam menos a palavra de um ponto de vista formal, mas que, se assim for, até poderão estar a ser mais revolucionários no sentido de não quererem dizer obrigado sem verdadeiramente se sentirem agradecidos. Podem desta forma estar a ser mais genuínos, defende.



204 views0 comments
bottom of page