top of page

Benefícios do Desporto no Bem-estar Físico, Psicológico e Social em Crianças e Jovens



Praticar desporto não só promove o bem-estar físico, como também psicológico e Social.


Hoje em dia, entende-se o desporto como um fenômeno social, este pode ser um importante acionador para o desenvolvimento integral do indivíduo. Desta forma, é evidente a sua importância. É um meio social importante para desenvolver o potencial de crianças e jovens em todos os aspetos, nomeadamente:


  • A nível físico, pois tem um importante papel no combate à obesidade, redução do risco de doenças cardiovasculares, fortalecimento dos músculos, ossos e articulações.


  • A nível psicológico, eleva a auto- estima dos praticantes, ao potenciar um conjunto de capacidades que antes não possuíam. Melhora o seu aspeto físico, tendo consequentemente uma melhoria ao nível da autoimagem.


  • A nível social, o Desporto assume-se como um contexto favorecido para se realizarem laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e dando ao indivíduo a sensação de pertencer a um grupo.



O que aprendem as crianças e os jovens:


  • A importância do respeito pelo outro;

  • A cooperação, numa equipa só se conseguem atingir os objetivos quando todos unem esforços em torno de um objetivo comum;

  • O Valor da saúde, ou seja, um estilo de vida saudável;

  • A Multiculturalidade, pois os mais jovens partilharão o mesmo espaço com crianças de diferentes meios económicos e culturais, contribuindo para o respeito pelas diferentes culturas;

  • Potenciar a Amizade, favorecendo a possibilidade de se fazerem amigos;

  • O Empenho, aprenderão que para se atingir um determinado objetivo é necessário, trabalho, esforço e dedicação, sem os quais nunca obterão sucesso;

  • O valor da Derrota, ensina as crianças a compreenderem que a vida é feita de sucessos e insucessos e que é importante aprender com os insucessos que vão surgindo.



DE FORMA MAIS SUCINTA O DESPORTO


- É uma ferramenta social influente que reúne pessoas de diferentes origens étnicas, culturais, religiosas e socioeconómicas.


- Pode ser usado para promover um ambiente seguro e protetor para as crianças e ensina os jovens como resolver conflitos de forma não violenta.


- Desempenha um papel importante na melhoria da saúde física e mental, assim como na promoção da cidadania ativa e da inclusão social.


- É um bom ponto de partida para a promoção da educação baseada em competências para a vida e estilos de vida saudáveis.


- De acordo com a Unicef, há evidências de que o desporto e a brincadeira melhoram o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, ativando de forma mais positiva o desempenho académico.


- As atividades desportivas podem ser de baixo custo ao utilizar-se recursos disponíveis, tais como: equipamentos desportivos em jardins e parques. 



Importa referir que, existem cada vez mais pais a apostarem no desporto como forma de ocupação dos tempos livres dos seus filhos, pois reconhecem que este transmite um conjunto de valores e benefícios.


E vocês já estimularam as vossas crianças e jovens para a importância da prática desportiva e de uma vida ativa saudável? Se ainda não! Vão sempre a tempo de começar! Obrigada e uma ótima semana.



// Artigo escrito por Joana Oliveira, Psicóloga no Centro Clínico ADCA

63 views0 comments
bottom of page