top of page

Como ensinar o meu filho o que é o perigo!



É normal ver os pais atrás dos filhos quando estes começam a dar os primeiros passos sozinhos. É nesta fase em que literalmente soltamos os nossos filhos no mundo!


Eles irão cair, levantar-se e continuar a cair vezes e vezes sem conta! O perigo está sempre à espreita!


Ensinar o perigo não é semear o medo


Às vezes é impossível evitar o perigo em crianças que possuem uma energia inesgotável. Há crianças que adoram andar livremente a descobrir o mundo, faz parte! Daí às vezes as crianças parecerem seduzidas pelo perigo. Onde ele está, elas também estão.


Por isso, o ideal seria os pais ficarem muitos atentos e tentar sempre antecipar o que poderia correr mal. Mas sabemos que não é assim, nem pode ser! Quando o perigo aparece, aproveite a oportunidade para explicar ao seu filho onde está e o que pode acontecer.


Não se trata de aterrorizá-lo! Mas é importante ensinar as regras básicas e segurança para que ele entenda e perceba as consequências do seu comportamento. Tenha paciência porque mesmo que seu filho não fale, ele entende e, com alguma insistência, dará bons frutos.


Quando a criança chega aos 5 ou 6 anos de idade ela adquire um maior conhecimento do mundo e dos riscos que a cercam. Esse entendimento do perigo começa a ser desenvolvido a partir de experiências infelizes como quando caem por exemplo, ou quando as crianças acham que estão perdidas e experimentam sentimentos de ansiedade.


A melhor forma de fazer as crianças assimilarem o conceito de perigo é explicar de forma clara e breve o que pode acontecer se fizer este ou aquele comportamento. Uma boa estratégia é utilizar exemplos como cantigas, histórias e programas de televisão. Estas atividades normalmente têm uma moral da história baseada na realidade, com a qual a criança pode interiorizar esses sentimentos alheios, mas familiares.


Vamos ensinar os nossos filhos a protegerem-se sozinhos dos perigos do mundo!

29 views0 comments
bottom of page