O método tentativa e erro é um método de resolução de problemas em que são encetadas várias tentativas para chegar à solução.
Vejamos esta situação: uma pessoa precisa de transportar um sofá e fazê-lo passar por uma porta. Primeiro tenta passar na posição normal e não consegue, depois tenta passar com o sofá em pé e também não consegue, em seguida vira o sofá de lado e já consegue passar.
Na resolução deste problema a pessoa utilizou o método tentativa e erro, foi persistente e não desistiu perante o desafio.
E porque que é que este método é importante no exercício da parentalidade? Este processo de aprendizagem que ocorre por tentativa e erro, permite:
Que a criança aprenda a identificar a forma correta de lidar com o problema;
Que a criança desenvolva a resiliência, pois perante um problema a criança tem a oportunidade de aprender com os erros e de fazer melhor numa próxima vez;
Fomentar a autonomia, dar à criança a possibilidade de lidar com o erro permite que esta desenvolva autonomia na resolução dos seus problemas;
Superar medos e desafios.
Sabendo que as crianças funcionam por exemplo e em espelho, de forma a encorajar o seu filho, poderá contar-lhe os seus próprios erros e o que aprendeu com eles. Sendo um processo gradual é necessário que os pais tenham paciência, compreendam e respeitem os limites dos seus filhos.
A própria Parentalidade é construída por tentativa e erro sendo que é importante aceitar e acolher os erros neste percurso de serem melhores pais a cada dia que passa.
// Artigo escrito pela Dra. Daniela Teixeira da Fonseca
Comments